quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

É hora de desintoxicar!

Quem não corre o risco de exagerar nas mesas fartas de Natal e Reveillon? O resultado aparece logo: gases, desconforto abdominal, inchaço e, dias depois, o ganho de peso é revelado na balança. Culpa da gordura, do sal e açúcar. Em excesso, essas substâncias interferem nas reações orgânicas, inibindo o processo natural de desintoxicação feito pelo fígado. Aí sobram toxinas, que, acumuladas no organismo geram retenção de líquido, inflamação e ganho de peso. Por isso, quanto antes a gente eliminar essas substâncias inimigas, melhor.
Para isso, os nutricionistas sugerem um cardápio à base de carnes brancas como peixe e frango, verduras, legumes, frutas e rico em chás e sucos com propriedades diuréticas e desintoxicantes.
Alguns chás são excelentes desintoxicantes e ainda dão uma força para eliminar aqueles quilinhos extras que ganhamos com toda a festança:

Chá de Hibisco (Hibiscus sabdariffa): “Pesquisas mostram que o chá de hibisco tem ação diurética, ajudando a eliminar as toxinas e é muito bom para quem retém líquido e tem celulite”, afirma a nutricionista e pesquisadora Andréa Dario Farias, de Piracicaba (SP). Rico em antioxidantes, o hibisco ainda neutraliza os radicais livres, responsáveis pelas rugas precoces.

Chá de Titonia e Sete Sangrias: Quando o assunto é limpar o organismo, ou seja, desintoxicar, duas ervas são de fato poderosas: a titonia ou margaridão (Thitonia diversifolia) e a sete-sangrias (Cuphea balsamona). Para o preparo de 500 ml de chá, aqueça a água até o ponto de fervura, apague o fogo, adicione meia colher de sopa de cada erva e abafe por 8 minutos.

Cardamomo (Elletaria cardamomum): O cardamomo tem efeito digestivo, anti-séptico, diurético, laxante e expectorante. O nutricionista norte-americano David Grotto, autor do livro “101 alimentos que podem salvar a sua vida”, relata as propriedades do cardamomo para matar
H. Pylori, a bactéria associada a úlceras. Também exerce um efeito calmante no aparelho digestivo e é usada para tratar dispepsia e gastrite. Na medicina chinesa, o ingrediente é utilizado contra problemas do aparelho digestivo, como a dor de estômago, náuseas e vômitos.

Chá Verde e Chá Branco (Camellia sinensis): Ambos contém elevadas concentrações de antioxidantes que evitam os danos dos radicais livres e promovem uma ação revigorante no organismo, agindo como ativadores do metabolismo (efeito termogênico) auxiliando na redução de peso, desintoxicantes e facilitadores do processo digestivo, além de fornecer vitaminas ao organismo. O chá branco tem menor concentração de cafeína.

Silybum marianum ou Cardo Mariano: A planta Silybum (Silybum milkthistle) há séculos é utilizada pelos povos da Ásia como diurética, tônica e regeneradora das células hepáticas e estimulante das funções biliares. Seu histórico etnofarmacológico registra sua intensa utilização como auxiliar no tratamento de hepatite, cirrose, icterícia e intoxicações causadas pela ingestão de álcool, drogas e produto químicos diversos. É utilizada também no tratamento, reabilitação e recuperação de alcoólatras e dependentes químicos. Sua ação está direcionada para recuperação e regeneração do fígado atuando como estimulante na reprodução de novas células hepáticas.





Nenhum comentário: