terça-feira, 22 de março de 2011

O poder dos temperos

Eles estão em toda feira, em qualquer mercado, mas podem facilmente ser cultivados em casa, em um cantinho da cozinha e até na sacada do apartamento.
Facil, né? Mas nem sempre foi assim! Os temperos e especiarias foram muito disputados, cobiçados e já tiveram seu peso cotados em ouro. Foi no tempo dos descobrimentos, quando os temperos serviam para conservar os alimentos, numa época em que refrigeração era algo impensável.
Hoje, mais do que nunca, a ciência confirma o imenso valor das ervas. E na raiz de toda essa descoberta está a sabedoria popular. A salsinha, o coentro, o manjericão e outras ervas que já se tornaram ingredientes tradicionais para realçar e dar mais sabor aos alimentos, estão sendo alvo de estudos científicos que comprovam que os seus poderes vão mais além e trazem vários benefícios à saúde.

O alecrim, por exemplo, pode ajudar a combater o vírus da gripe, segundo recente estudo realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de S. Paulo (USP). A salsa pode auxiliar a afinar o sangue, melhorar a circulação e evitar a formação de trombos. A cebolinha - parente da cebola e do alho - possui propriedades bactericidas, ajuda a controlar a pressão arterial, contém as vitaminas A e C e seu aroma estimula a liberação de sucos digestivos. O coentro contém três flavonóides antioxidantes e óleos essenciais que ajudam na digestão e têm propriedades bactericida e fungicida: são eles o linalol, o pineno e o terpinino.

O manjericão contem monoterpenos com propriedades antioxidantes, ajuda na digestão, alivia cólicas e diminui a formação de gases; tudo isso graças ao eugenol, que é bom também para dores musculares. O orégano é rico em antioxidantes, tem muito cálcio e um óleo essencial com propriedades fungicidas que estimulam o sistema imunológico, melhoram a digestão e o trato respiratório. Já o tomilho é digestivo, contem óleos voláteis, entre eles o timol, que fortalece o sistema imune e tem ação bactericida, fungicida e antiviral.

Isso sem falar nas pimentas, ricas numa substância chamada capsaicina, que é usada para tratar vários tipos de dores. É um potente vasodilatador e descongestionante. A capsaicina não apenas melhora a dor, mas também libera endorfinas no cérebro. Também é uma fonte natural de vitaminas A e C.

As pesquisas são unânimes no seguinte ponto: todos os temperos contem antioxidantes - substâncias que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento do corpo.
Segundo a prof. Glaucia Pastore, cientista em alimentos da Unicamp, quando se trata de compostos bioativos presentes nas plantas, mais importante que a dose é a constância, então o que vale mesmo não é a quantidade mas sim que todos os dias a gente possa fazer uso das ervas e temperos em nossa alimentação. Os benefícios serão enormes, mais ainda se levarmos em consideração que as ervas também podem ser usadas para diminuir a quantidade de sal usada no preparo dos alimentos.

Então, que tal arregaçar as mangas e cultivar seus próprios temperos em casa, de forma prática, sem agrotóxicos e com muito charme?

Veja as opções disponíveis na:





Nenhum comentário: