quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

10 óleos que vão além da hidratação

10 óleos que vão além da hidratação
Produtos corporais relaxam e combatem o envelhecimento

Se você não tem óleos corporais no seu banheiro como coadjuvantes nos tratamentos de beleza é melhor mudar de atitude o quanto antes. Hoje, muitos possuem poder hidratante de até 24 horas. Durante esse tempo, eles ainda atuam de maneira diferente dos cremes, criando uma espécie de filme na pele para impedir a desidratação. Por isso, com exceção do rosto, podem ser usados no corpo todo para manter a água natural da pele ao longo do dia. 

Mas não é só isso, alguns ainda relaxam e até combatem o envelhecimento da pele. “Todos os óleos têm poder de hidratação e, normalmente, quando associados a outros produtos ou componentes adquirem novas funções”, esclarece a Dra. Carla Bortoloto, dermatologista membro da Sociedade Brasileira Clínico-Cirúrgica de Dermatologia.

Para fazer efeito, sua aplicação deve ser feita durante o banho no chuveiro ou nos banhos de imersão em banheiras, com massagens circulares. “Pessoas com a pele muito seca devem passar o óleo antes do banho para evitar que a pele seque mais”, afirma a Dra. Carla. O resultado do tratamento feito com os óleos é uma pele sedosa e com aparência saudável. 

Confira a ação de dez tipos de óleos corporais na pele:

Óleo de semente de uva: cicatrizante, contém ácido linoléico e, de acordo com a Dra. Carla, é o com maior poder de hidratação. De cor verde-clara, é bastante leve, indicado especialmente para quem tem alergia às sementes oleaginosas. 

Óleo de amêndoas: ideal para quem tem a pele seca e sofre com coceiras, pois amacia e tonifica a pele. A amêndoa é rica em proteínas, ferro e cálcio, tendo poder de rejuvenescimento e regeneração. Contudo, é contraindicado para pessoas que têm alergia a sementes oleaginosas. 

Óleo de abacate: composto pelo óleo da fruta, ele é fonte de vitamina E. Indicado para preparar a pele antes da maquiagem, ele também tem poder antibacteriano, de lubrificação e é hidratante. Mas, pessoas com pele extremamente oleosa devem passar longe deste cosmético.

Óleo de soja: apesar de ser mais conhecido pela aplicação na culinária, ganhou função na estética e tem feito sucesso. Compõe propriedades de sabonetes, protetores labiais e cremes hidratantes. Com vitamina E e poder de amaciar a pele, ele é indicado para pessoas alérgicas a produtos à base de uréia, porém não deve ser utilizado por quem pretende se bronzear. 

Óleo de coco: além de funcionar como hidratante, ainda previne rugas. É indicado a pessoas que querem combater o envelhecimento lubrificando a pele. Possui vitamina E e ácido láurico.  

Óleo de oliva: composto por ácido oléico, ele reduz a perda de água da pele sem dar sensação de oleosidade. Rico em substâncias antioxidantes, nutre a pele ressecada e torna mínina a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

Óleo de gergelim: com capacidade hidratante, costuma ser usado em receitas caseiras para vencer o ressecamento da pele. Possui substâncias antioxidantes, vitaminas e minerais que agem na pele contra o envelhecimento. Alguns terapeutas utilizam o óleo para fazer massagens na cabeça e em pessoas que têm reumatismo. Massagens nos pés antes de deitar com o óleo de gergelim também oferecem poder calmante. 

Óleo de rosa mosqueta: possui grande poder de regeneração de cicatrizes e previne rugas. Ainda é indicado para gestantes, pois contém ácidos graxos e linoléicos. O óleo também proporciona rejuvenescimento da pele e age contra as olheiras. 

Óleo de babosa: tem função hidratante, restauradora, cicatrizante e anti-inflamatória. Usado também em produtos para os cabelos, o óleo penetra com facilidade nos poros. Ele é extraído de uma planta sendo capaz de regular a secreção sebácea. Mas é preciso ter atenção: pele e cabelos muito oleosos não devem receber a aplicação do óleo.

Óleo de menta: funciona principalmente como calmante. Quando utilizados para massagens corporais, proporcionam sensação de prazer e conforto. O produto é indicado também para o combate à celulite.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário: