quarta-feira, 13 de junho de 2012

Gladíolo: uma espada de flores no seu jardim



Na música Whatever Gets You Thru The Night , John Lennon diz “Você não precisa de uma espada para cortar flores (Don't need a sword to cut through flowers)” . De fato, não seria preciso nem mesmo de uma espada de flores – se ela existisse... Bem, mas eu diria que existe, sim, uma espécie que poderíamos chamar de “espada de flores” e você provavelmente já a viu um dia. Ela é conhecida popularmente como palma-de-santa-rita mas, seu nome científico é Gladiolus L.. 

A referência não é mera coincidência: o nome Gladíolo seria o diminutivo da palavra latina “gladius”, que significa "espada ou lança" e foi atribuído a esta planta justamente em razão de seu formato: uma combinação de folhas lanceoladas e uma inflorescência em espiga onde ficam dispostas as flores. O conjunto remete à imagem de uma pequena lança ou espada semelhante às dos gladiadores.

Aliás, algumas referências citam que gladíolos eram entregues como prêmios aos gladiadores vencedores nas batalhas e, por essa razão, acabou se tornando um símbolo de vitória.

Da família das Iridáceas, o gladíolo pertence ao gênero Gladiolus que reúne cerca de 260 espécies, sendo a maioria nativa da África do Sul. Hoje, espalhadas pelo mundo e originadas de vários cruzamentos, encontramos espécies bem pequenas e também enormes espigas de flores, de grande valor ornamental, disponíveis no comércio.
A variedade de cores também é surpreendente: vão do branco puro ao roxo-escuro, passando por vários tons de rosa, vermelho, amarelo, laranja, verde e lilás. Um catálogo de cores pra ninguém botar defeito.

Os gladíolos são plantas de grande valor comercial não só por suas características ornamentais, mas também pela durabilidade e resistência. Todas essas qualidades são bem exploradas pelo segmento de decoração floral, mas você pode ter essa bela “espada de flores” em sua casa – basta cultivar gladíolos no jardim ou mesmo em vasos.

Na www.lojadojardim.com você encontra bulbos (cormos) para o cultivo de gladíolos de várias cores

Acesse www.jardimdeflores.com.br e veja na matéria as Dicas de Cultivo

Nenhum comentário: