segunda-feira, 18 de junho de 2012

Que tal um chá-mate?

Pesquisas atestam que o chá-mate ajuda a emagrecer, reduz o colesterol e até combate o envelhecimento precoce. Não estava ligada nessa novidade? Tudo bem, a gente dá uma colher de chá e conta tuuudo o que você precisa sabe.

O chá-mate, até então, tinha suas propriedades pouco exploradas. Estudos recentes o colocaram na mira dos nutricionistas, médicos e interessados na melhora da qualidade de vida após comprovarem que as folhas da erva-mate podem auxiliar no combate e prevenção de diversos problemas de saúde e, ainda por cima, dar aquele empurrãozinho que faltava para a sua dieta vingar.
 Versátil e poderosa
No Brasil, o chá-mate é consumido de diversas formas. Ochimarrão, aquela bebida tradicional do Sul do País, que é servida bem quente, quase
borbulhando, é feito com erva-mate. Já no Sudeste, a
moda é tomar um mate gelado, muitas vezes combinado
com uma fruta, para se refrescar nos dias de muito calor. Independentemente do toque especial que cada região dá na hora de preparar a bebida, as vantagens do consumo são inúmeras.

“Em primeiro lugar, o chá-mate fornece uma grande quantidade de vitaminas, dos tipos A, B1, B2, B6, C e E, além de proteínas e minerais como cálcio, potássio, fósforo, ferro e magnésio, importantes ao organismo”, conta Sabrina Longhi, nutricionista da Clínica de Especialidades Integrada (SP). Mas acredite, não é só isso. Há muito mais a conhecer (e apreciar) sobre essa erva.

Chá mate: mais disposição, menos quilos

A gente sabe que você está doida para saber mais sobre como esse chá-mate pode ajudá-la a pôr fim naqueles quilinhos extras, não é mesmo? O trunfo, nesse caso, é a cafeína, que tem propriedades conhecidas (e comprovadas!) contra o sobrepeso.
“Ela tem efeito estimulante para a atividade física e mental, ou seja, atua nos nervos e músculos diminuindo a sensação de cansaço. Além disso, auxilia na produção de substâncias responsáveis pela sensação de saciedade, o que leva a uma menor ingestão calórica”, aponta Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria (SP).
A lógica é simples: com menos impulso para atacar a geladeira e maior disposição para caprichar nos exercícios, a sua silhueta só tem a ganhar. Vale dizer ainda que a cafeína (sim, ainda ela!) possui ação lipolítica, o que significa um auxílio potente no processo de redução da gordura corporal. A substância promove a aceleração do metabolismo, fazendo que o nosso corpo queime calorias rapidamente. É ou não é uma parceira incrível, leitora? “As mais exigentes, que ainda não se convenceram das vantagens, vão gostar de saber que ela é rica em compostos fenólicos, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e facilitadores de doenças degenerativas como o câncer”, completa Roseli Rossi, nutricionista funcional da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP).
Pode admitir: com tantos benefícios fica difícil resistir à erva-mate. Afinal, quem é que não quer ficar mais bonita, magra e com a saúde em dia? E tudo isso, o que é melhor, ao alcance de alguns goles diários..

Chá mate faz uma faxina corporal

Ninguém imaginava, mas uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já vinha investigando as propriedades da erva-mate há três anos. Eles contaram com a participação de 250 voluntários, todos com problemas de colesterol e diabetes, aos quais foi recomendada a ingestão de um litro de chá-mate por dia, dividido em três xícaras antes, durante ou depois das principais refeições, por um período de 40 dias.
O resultado não poderia ter sido melhor: as taxas do mau colesterol (LDL) diminuíram consideravelmente, os níveis de açúcar no sangue foram praticamente normalizados e os índices de gordura corporal foram parar lá embaixo! As responsáveis por esse feito foram as saponinas, substâncias que combatem gorduras e toxinas que se acumulam no fígado e no sangue. “Elas incentivam o bom funcionamento do intestino e fazem que esses inquilinos indesejáveis sejam eliminados naturalmente”, comenta Sabrina Longhi.
Os pesquisadores da UFSC identificaram que esse composto atua ainda como bactericida e protetor do coração, o que dá à erva-mate um futuro promissor no uso medicinal.

Todo mundo pode beber chá-mate?

Apesar de natural, o consumo do chá-mate pede cautela em alguns casos. “As pessoas mais agitadas devem evitar o consumo após as 18 horas. Isso porque o mate tem cafeína, substância que pode causar ou agravar casos de insônia”, alerta Liliane Oppermann, médica nutróloga e especialista em prática ortomolecular (SP). Também por conta das propriedades estimulantes da cafeína, a erva-mate é contraindicada para pessoas que sofrem de hipertensão ou disfunções neurológicas.

Fonte: Revista Corpo a Corpo - Junho/2012


Nenhum comentário: