terça-feira, 31 de julho de 2012

Anda distraído? Saiba quais alimentos melhoram a concentração


Fonte: UOL

Chia e Chá Verde  são alimentos que  ajudam a melhorar a concentração

A concentração é fundamental para desempenhar qualquer atividade, seja trabalhar, dirigir, cozinhar e praticar um exercício físico. E existem alimentos que podem ajudar a ter mais foco nas atividades que se estiver desempenhando. “A melhor coisa que existe para concentração é o chá verde”, afirma a nutricionista funcional Daniela Jobst.

Já Priscila Rosa, nutricionista da Equilibrium Consultoria, em São Paulo, recomenda o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, entre eles os peixes de água fria, como salmão, sardinha, truta e atum. “Eles ajudam a preservar a saúde dos neurônios”, explica. “E devem estar no cardápio pelo menos uma vez por semana, no almoço ou no jantar”, continua ela.
Daniela Jobst indica ainda cavala, arenque e bacalhau como boas fontes de ômega-3, mas não o salmão. “Por ser criado em cativeiro, nosso salmão está muito pobre em nutrientes”, diz.
Cereais integrais, como a chia e a linhaça, ricos em vitaminas do complexo B, são também boas opções para manter o adequado funcionamento do sistema nervoso, pois melhoram a comunicação entre os neurônios. “Os cereais integrais podem ser utilizados em todas as refeições: arroz, no almoço ou jantar, e biscoitos, cereais matinais e pães no café da manhã ou nos lanches intermediários”, fala Priscila Rosa.
De acordo com as especialistas, alimentos ricos nos aminoácidos colina e acetil-colina melhoram a sinapse nervosa e o trabalho dos neurotransmissores, o que, consequentemente, ajuda na concentração. Esses nutrientes estão presentes em maior quantidade na gema do ovo. A nutrionista da Equilibrium Consultoria indica comer um ovo cozido na salada entre duas a três vezes por semana.
E o que pode tirar a concentração de uma pessoa? De acordo com Priscila Rosa, comer grandes volumes de alimentos de uma única vez pode deixar a pessoa lenta e desconcentrada. “O ideal é comer em menores quantidades, a cada três horas”, diz.
O consumo em excesso de carboidratos simples, como farinha branca, açúcar refinado e doces também pode causar sonolência e falta de concentração. “Eles elevam muito a taxa de açúcar do sangue de forma rápida, fazendo com que o organismo tenha mais trabalho para fazer a digestão”, resume Rosa.

Nenhum comentário: