quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Beleza e sabor: Como Cultivar Flores Comestíveis


Por: Rose Aielo Blanco



Flores comestíveis... afinal, o assunto não é novo. Certamente você já comeu flores menos famosas no mundo ornamental. Quer ver? O brócolis, a couve-flor e a alcachofra são flores comestíveis!

Mas, se assunto é flores ornamentais, existem aquelas que podem ser saboreadas, além de apenas decorar os pratos.
Só que antes de tudo é importantíssimo lembrar que as flores utilizadas na alimentação não são as mesmas comercializadas em floriculturas ou gardens centers, pois estas são cultivadas com produtos químicos que podem causar sérios problemas para a saúde. As flores comestíveis devem ser adquiridas de produtores especializados, que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico ou tratamento químico no seu cultivo.

Além disso, é fundamental saber que não são todas as espécies que podem ser ingeridas. Existem flores que apresentam princípios tóxicos e não devem ser usadas na alimentação de forma alguma. Exemplos disso são as violetas africanas, os crisântemos, o copo-de-leite, o lírio, entre outras.

Feito o alerta, vamos lá!. Vejamos algumas flores que podem ser usadas na alimentação:

Como cultivar e utilizar as flores comestíveis
Nem sempre é possível consumir a flor inteira. Em alguns casos, o que é possível comer são as suas partes ou mesmo as inflorescências. Por exemplo, da couve-flor comemos a inflorescência inteira; da alcachofra comemos o receptáculo floral e as partes carnosas das brácteas e das rosas apenas a corola (ou as pétalas). No caso da calêndula, da cravina, da áster e da centáurea, é recomendável retirar o miolo e usar só as pétalas. Já a capuchinha comemos inteira, inclusive seus frutinhos que podem ser feitos em conserva, lembrando bastante o sabor das alcaparras.

As flores podem entrar como ingredientes nas receitas, mas a forma mais fácil de usar as flores e colocá-las nas saladas. E então lá vai novamente o alerta: muitas flores podem ser tóxicas ou mesmo venenosas, por isso só use flores na alimentação quando tiver certeza de que não tenham nenhuma parte tóxica. Os alérgicos a pólen também devem ficar atentos.

Preparando as flores para o uso:

1. Faça a colheita de preferência logo pela manhã ou no final da tarde. Evite os horários mais quentes do dia, pois o excesso de calor pode provocar ressecamento, perda de sabor e coloração.

2. Remova as partes não comestíveis de acordo com a exigência de cada espécie, como explicado nesta matéria.

3. Lave bem as flores em água não muito fria, evitando danificar as pétalas. Faça isso com delicadeza, pois as pétalas se danificam com facilidade. Para secar, ponha para escorrer em toalhas de papel.

4. Evite o calor excessivo na hora de acrescentá-las aos pratos, evitando a perda de nutrientes. Ou você pensa que as flores oferecem apenas beleza? Elas também são ricas em vitaminas A e C, além de minerais como ferro e potássio. E não se preocupe em afetar a dieta: 100g de pétalas fornecem, em média, 40 calorias.

Conheça as flores que compõem um Mini Jardim de Flores Comestíveis

Goivos Dez Semanas Sortido Anão
Nome Científico: Matthiola incana; sin.: Cheiranthus incanus
Nomes Populares: Goivo 
Outros nomes: Goivo anão
Família: Brassicaceae (Cruciferae)
Origem: Mediterrâneo
Ciclo de Vida: Anual/bienal
Germinação 7 a 14 dias
Ciclo até o início da floração (dias): 150
As flores do goivo são perfumadas e se apresentam em várias tonalidades como branca, rosada ou amarela. O sabor é uma mistura exótica entre levemente picante e doce – há quem compare ao sabor do rabanete. Elas podem ser consumidas enfeitando saladas ou mesmo cristalizadas (veja receita abaixo), enfeitando sobremesas.



Amor-perfeito Crespo Sortido

Nome Científico: Viola tricolor
Nomes Populares: Amor-perfeito crespo, violeta-borboleta 
Outros nomes: Pensamento
Família: Violaceae
Origem: Ásia e Europa
Ciclo de Vida: Perene
Germinação 7 a 21 dias
Ciclo até o início da floração (dias): 150
Há quem diga que as flores do amor-perfeito são usadas na culinária mais por seu belo visual que pelo sabor. Eu discordo. Se for utilizada a flor inteira, incluindo as sépalas (aquela parte verdinha), dá para perceber bem o aroma e sabores suaves e silvestres. Quanto à versatilidade, é imensa! As flores podem decorar saladas e sobremesas, aromatizar o vinagre (usar o de vinho branco), decorar bebidas (coloque a flor flutuando na taça) e também dão ótimos resultados ao serem cristalizadas.

Capuchinha Anã Singela Sortida

Nome Científico: Tropaeolum majus
Nomes Populares: Capuchinha, nastúrcio 
Outros nomes: Chagas, capuchinho
Família: Tropaeolaceae
Origem: América do Sul
Ciclo de Vida: Anual/bienal
Germinação 5 a 14 dias
Ciclo até o início da floração (dias): 110
Também chamada de “chaguinha”, é uma das flores mais usadas na culinária. As folhas também podem e devem ser consumidas. Tanto as flores como as folhas têm sabor levemente picante, que lembra o do agrião. É rica em vitamina C e, segundo os especialistas, apresenta propriedades digestivas. A flor é rica em um carotenóide chamado “luteína” que, segundo pesquisas recentes, está relacionada com a prevenção de doenças como a catarata e a degeneração macular. As vistosas flores, que vão do tom amarelo ao alaranjado, começaram a ser usadas como alimento no Oriente. Também é interessante observar que os frutos da capuchinha lembram bastante as alcaparras.

Áster Pluma de Avestruz Sortida

Nome Científico: Callistephus chinensis, Áster chinensis
Nomes Populares: Áster, rainha-margarida 
Outros nomes: Áster-da-China
Família: Compositae (Asteraceae)
Origem: China e Japão
Ciclo de Vida: Anual
Germinação 7 a 14 dias
Ciclo até o início da floração (dias): 150
Ela já era cultivada na China há mais de 2 mil anos, tornou-se muito popular na Europa como flor ornamental e o mesmo ocorreu no Brasil. Mas suas pétalas, além de ornamentais são também comestíveis e podem acompanhar saladas (especialmente as cortadas bem fino, como repolho, acelga, etc), enfeitar arroz e até farofas tropicais. Com esta flor, vale a recomendação de retirar o miolo e consumir apenas as pétalas.

Calêndula Dobrada Sortida

Nome Científico: Calendula officinalis
Nomes Populares: Calêndula, mal-me-quer 
Outros nomes: Maravilha-do-jardim
Família: Compositae (Asteraceae)
Origem: Ilhas Canárias e Mediterrâneo
Ciclo de Vida: Anual
Germinação 7 a 14 dias
Ciclo até o início da floração (dias): 70
As flores da calêndula, que variam do amarelo ao laranja-escuro, são ricas em carotenóides e óleos essenciais. Trata-se de uma planta de amplo uso medicinal. As pétalas da calêndula podem dar um colorido especial às saladas e sobremesas ou ser misturadas com arroz, sopas, queijos e manteiga, como substitutas do açafrão. Por essa razão muita gente ainda conhece a calêndula como “açafrão dos pobres”. Lembrando que para consumir esta flor o miolo deve ser retirado na hora de comer.


Centáurea Cyanus Sortida

Nome Científico: Centaurea cyanus
Nomes Populares: Centáurea 
Outros nomes: Botão de bacharel
Família: Compositae (Asteraceae)
Origem: Europa
Ciclo de Vida: Anual
Germinação 7 a 21 dias
Ciclo até o início da floração (dias): 120
Em tempos antigos as flores azuis da centáurea eram usadas no preparo de um pigmento usado em aquarelas e na culinária. Hoje, o uso é restrito à culinária. O sabor das pétalas da centáurea fica entre o doce e o picante e lembram o cravo-da-índia bem suavizado. Uma recomendação importante: o cálice da flor não deve ser usado, pois é bem amargo.



Cravina Anã Singela Sortida

Nome Científico: Dianthus chinensis
Nomes Populares: Cravo-da-China
Outros nomes: Tapete persa
Família: Caryophyllaceae
Origem: Ásia e Europa
Ciclo de Vida: Perene
Germinação 7 a 14 dias
Ciclo até o início da floração (dias): 120
A cravina tem um aroma bem característico, que lembra o cravo-da-índia como se fosse levemente adocicado. Em função do aroma especial, as pétalas sempre foram usadas para aromatizar açúcar, geléias, vinagre e até o vinho. Antes de usar as flores da cravina na culinária é recomendável retirar a basal das pétalas, que são bem amargas. As pétalas podem enfeitar saladas, sobremesas e depois de cristalizadas podem decorar bolos e tortas. Combinam também com patês e queijos cremosos.

Hesperis Matronalis Sortida

Nome Científico: Hesperis matronalis
Nomes Populares: Hespéris, violeta-das-damas 
Outros nomes: Juliana-dos-jardins, mãe-da-noite 
Família: Brassicaceae 
Origem: Ásia e Europa
Ciclo de Vida: Perene/bienal
Germinação 7 a 14 dias
Ciclo até o início da floração (dias): 60
As flores de cores branca, lilás e roxa da hespéris são usadas há tempos na culinária e na medicina popular. Popularmente era indicada no tratamento da gota, cálculos, abscessos, afecções da pele e também como diurética, expectorante e sudorífera. O cataplasma das folhas eram usados para acelerar a maturação dos abscessos. Na culinária era utilizada para aromatizar leites, cremes, bebidas e sucos. Pode acompanhar saladas, legumes cozidos e decorar pratos à base de arroz.





Nenhum comentário: