quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Quanto mais colorido for o seu prato, mais saudável ele será!


Você sabia que vegetais de coloração escura, como rúcula, espinafre, brócolis e agrião contém ácido fólico e boro e são excelentes no combates à depressão? 

Por trás das cores dos alimentos há muito mais do que imaginamos. Veja só:

* Os brancos, como alho e cebola, possuem alicina, associada à redução do colesterol.

* Os roxos têm antocianina, com ótimo efeito contra o envelhecimento. 

* Os vermelhos possuem licopeno, que auxilia na prevenção de câncer de próstata e osteoporose. 

* Os verdes têm bom índice de fibras e luteína, que mantém a saúde visual.

* Os amarelos são ricos em antioxidantes, como vitamina C e betacaroteno. 

Uma dieta “colorida” que leva ao prato uma diversidade de verduras, legumes, raízes e frutas, além de ser vantajosa para a sua saúde, ela ainda pode ser uma aliada do emagrecimento e da reeducação alimentar, pois um prato cheio de cor faz bem aos olhos e ao organismo.
Os benefícios vindos dos alimentos saudáveis são incontestáveis. Está mais do que comprovado que as fibras contidas nas frutas e vegetais favorecem o bom funcionamento do organismo, reduzem o colesterol e a absorção de gordura e açúcar no corpo. No entanto, cada tipo de alimento guarda outros benefícios específicos de acordo com a sua tonalidade.
Cores e saúde no prato
O ideal seria que todas as refeições diárias fossem compostas de alimentos coloridos. Porém, na prática, com a correria do dia a dia, talvez não sejam todas as pessoas que consigam seguir à risca essa dica. Portanto, é importante ter ao menos duas refeições diárias em que as cores sejam bem distribuídas em saladas variadas, legumes e cereais.

Segundo a nutricionista Fernanda Giácomo, não existe uma regra que estabeleça uma proporção adequada dos alimentos pelas cores. Isto pode variar de acordo com as necessidades de cada pessoa. No entanto, ela indica uma recomendação que pode valer para todas as pessoas que desejam aproveitar todos os benefícios de uma dieta colorida em sua saúde, bem-estar e boa forma. Confira abaixo:
  • vegetais verdes devem entrar duas vezes ao dia no almoço e no jantar, sendo pelo menos um deles de tom verde escuro. Quantidade mínima: um prato de sobremesa de folhas por refeição;
  • castanhas, que fazem parte do grupo de alimentos de cor marrom, podem ser consumidas uma vez ao dia (em média 10g/dia);
  • os alimentos de cor branca variam na escolha, pois muitos são fontes de carboidrato e, se consumidos em excesso, podem levar a um aumento de peso e do índice glicêmico. “Se a escolha for batata e inhame, temos que substituir pelo carboidrato da refeição (arroz/macarrão/ trigo/etc). Se for palmito, nabo ou cebola, é possível incluir na própria salada”, indica Fernanda;

  • Os alimentos de cores roxa, vermelha e laranja /amarela podem ser alternados com frutas e legumes. “É interessante ingerir em torno de quatro porções de frutas ao dia e a recomendação é que os tipos não se repitam, sendo que pelo menos uma delas seja cítrica laranja/amarela”, aponta a nutricionista Fernanda Giácomo;
  • Para os legumes dessas tonalidades (roxa, vermelha e laranja/amarela), a nutricionista costuma recomendar de dois a quatro tipos por dia, também variando as cores: alterne cenoura, berinjela, beterraba, abóbora, alcachofra, pimentões, tomate etc. Considere uma porção de legumes como duas colheres de sopa.
Arco-íris da alimentação
As indicações de porções você pode seguir com as dicas acima. Agora, que tal saber mais sobre cada grupo de alimentos de acordo com as cores?
Veja abaixo a relação e conheça mais sobre quais as substâncias e nutrientes estão presentes nas opções, que devem estar no seu cardápio diário para te deixar mais saudável e bonita.

Vermelhos


Os alimentos de tonalidade vermelha são fontes de licopeno, que é um antioxidante que atua bloqueando a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e alguns tipos de cânceres. Eles também são boas fontes de vitamina C, flavonoides, ferro, potássio, magnésio e fósforo.
Opções: tomate, melancia, goiaba, caqui, morango, framboesa e pimentão vermelho.

Laranjas e amarelos


“As opções de alimentos de tonalidades amarelas e alaranjadas são fontes de betacaroteno, um precursor de vitamina A, que é um antioxidante que combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento e melhorando a imunidade”, indica Fernanda Giácomo. A substância também favorece a pele e os cabelos, pois participa da síntese de colágeno.
Opções: cenoura, laranja, damasco, abóbora, manga, carambola, maracujá, mamão e pimentão amarelo.

Brancos


Os alimentos brancos são fontes de flavina, a substância que dá a coloração clara a eles e que indica a presença rica de minerais, carboidratos, fósforo, cálcio e vitamina B6. A riboflavina é sua fonte biológica, comumente conhecida como vitamina B2 que favorece a respiração e renovação celular, melhora a imunidade e ajuda no metabolismo de proteínas.
Os alimentos de tonalidade branca também são ricos em minerais, como ferro, potássio, magnésio, manganês, sódio, cálcio e selênio, além de conter niacina e folato.
Fontes: alho, cebola, rabanete, banana, arroz, nabo, batata e inhame.

Verdes


“Essa coloração é resultado de uma substância denominada clorofila que estimula a produção de glóbulos vermelhos, influencia o metabolismo e a oxigenação celular, inibindo ainda a formação de substâncias carcinogênicas”, afirma a nutricionista. Os alimentos verdes são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais como ferro e o zinco.
Além disso, as folhas de tom verde escuro são ricas em substâncias como o ácido fólico, que é importante para a formação e manutenção dos tecidos, tanto que a recomendação para mulheres que desejam engravidar é de aumentar o consumo de alimentos com essa substância para a formação perfeita do bebê.
Fontes: brócolis, couve, espinafre, rúcula, agrião, pimentão verde, alface, acelga, escarola, ervilha, quiabo, vagem.

Roxos


Os alimentos roxos ou azulados têm essa tonalidade devido à antocianina, que é um potente antioxidante, que age no combate aos radicais livres que retardam o envelhecimento e diminuem o risco de câncer.
Este pigmento também está relacionado à vitamina B1, que é responsável pela transformação dos nutrientes em energia. Além disso, esses alimentos contêm outras substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Possuem também ferro, potássio, cálcio, magnésio, vitamina C e B6 e fibras solúveis.
Fontes: jabuticaba, berinjela, amora, uva, ameixa, beterraba, repolho roxo, cebola roxa, mirtilo, figo e alcachofra.

Marrons


Os alimentos de tonalidade marrom são fontes de vitamina E e selênio, sendo que apresentam grande quantidade de antioxidantes responsáveis por combater o envelhecimento celular, prevenir doenças coronárias e diversos tipos de câncer. Eles são ricos em fibras, que favorecem o trânsito intestinal, promovendo a melhora de problemas dessa região. Além disso, alimentos com essa cor também reduzem o colesterol e o diabetes.
Fontes: amêndoas, aveia, avelã, feijão, lentilha, pistache, castanha de caju, nozes e pinoles.

Nenhum comentário: