segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

As virtudes dos óleo funcionais


Óleos como sabemos, são alimentos ricos em calorias, por isso as pessoas têm certo receio em consumir fontes de óleos. No entanto, estes óleos, quando consumidos corretamente, trazem muitos benefícios para a nossa saúde. Muitos óleos são ricos nas gorduras do bem - os ácidos graxos insaturados -, contém também antioxidantes que retardam o envelhecimento; são anti-inflamatórios e muito mais.  Com seu uso, mulheres podem ter o ciclo menstrual mais equilibrado, TPM menos sintomática, menos inchaço e menor propensão em acumular gordura na barriga. Enfim, estas são apenas algumas propriedades.
Mas vamos conhecer um pouquinho de cada óleo:
     Óleo de coco
Este óleo é antioxidante, ajuda a retardar o envelhecimento, a reduzir as taxas de colesterol ruim e até prevenir doenças. Esta fonte de óleo dá sensação de saciedade e sua gordura é rapidamente digerida, absorvida e transportada para o fígado, onde é transformada em energia, aumentando gasto o energético. Também apresenta  ação antibacteriana, antifúngica e antiviral.
      Óleo de Linhaça
Rico em ácidos graxos que estimulam a saciedade, a linhaça auxilia na redução do colesterol ruim, o LDL. Também protege de doenças cardiovasculares e ajuda a prevevenir câncer de mama e próstata. Outro beneficio para as mulheres é atuar na prevenção dos sintomas da menopausa.
     Óleo de Cártamo
Este óleo aumenta massa magra porque acelera o metabolismo das gorduras; auxilia na redução da aterosclerose, no fortalecimento da imunidade e na diminuição do mau colesterol. Antioxidante natural, ajuda a combate os radicais livres.

  Óleo de Prímula

O óleo de prímula é rico em ácido linolênico, um precursor de prostaglandinas da série 1, substâncias de efeito antiinflamatório e também necessárias na formação de substâncias que regulam os hormônios femininos. Desta maneira, atenua os sintomas de TPM, incluindo alterações de humor, inchaço e dor nas mamas.

Óleo de Alho

Os compostos bioativos presentes no alho têm sido amplamente reconhecidos como agentes de prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e outras doenças metabólitas como aterosclerose, trombose, hipertensão, diabetes e hiperlipidemia, reduzindo os níveis de LDL-colesterol do sangue. Além de possuírem efeitos biológicos como atividade antiinflamatória. Muitos desses efeitos podem estar relacionados às suas atividades antioxidantes. Tem ação antibacteriana combatendo a bactéria Helicobacter pylori, causadora de gastrite, úlcera e câncer gástrico. Esses efeitos se devem à presença de alicina no alho. Seu precursor, a cisteína, confere ao alho a propriedade de fixar metais, reduzindo as exigências detoxificadoras do fígado. 

Óleo de Borragem


O óleo de Borragem foi usado desde os tempos antigos para melhorar a beleza interna e externa, demostrou que a semente de borragem possui ácidos graxo essenciais omega 3 e omega 6, os ácidos essenciais são importantes para manter a estrutura celular da pele.
Possui Enzima de anti-envelhecimento e pode ajudar a acelerar o processo de reparação da pele. Estudos recentes têm demonstrado que estimula a adrenalina. Muitas são as virtudes do óleo a partir deste vegetal comumente utilizados em dietas de emagrecimento pelas suas propriedades de limpeza e diuréticas e como fonte de muitos ácidos graxos essenciais, tão necessárias como fonte de prostaglandinas, precursores de hormônios que regulam diferentes funções do nosso corpo. Mas não só os ácidos graxos essenciais têm essa função, são também responsáveis para o bom funcionamento das células do corpo e do cérebro. Daí a importância do consumo.

Óleo de Fígado de Bacalhau


O Óleo de Fígado de Bacalhau é um suplemento rico em vitaminas A e D. Estas vitaminas, por serem lipossolúveis, são facilmente absorvidas no intestino. A vitamina A é um micronutriente essencial para o organismo, previne a cegueira noturna, mantém saudáveis a pele e as células que revestem os tratos respitratórios e gastrointestinais e ajuda no desenvolvimento de dentes e ossos. A vitamina D é um nutriente importante para o crescimento, pois participa do balanço dos níveis de cálcio e fósforo. O Óleo de Fígado de Bacalhau é um dos poucos alimentos que contém vitamina D naturalmente.



Nenhum comentário: