quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Alimentos que ajudam a queima calórica



Fonte: Revista Saúde - Ed, Abril

Como diz a nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro, não existe nada mais termogênico do que a atividade física. Afinal, é durante os exercícios aeróbicos que a temperatura corporal alcança os graus mais elevados e a queima calórica torna-se maior, derretendo rapidamente esses estoques nefastos. No entanto, existem alimentos que imitam o processo, em menores proporções, claro. Entre os principais estão:

1. Temperos - Pimenta-do-reino, cominho, mostarda, cebola, alho, curry e canela, entre outros, contêm substâncias que agem no sistema nervoso central. Há estudos mostrando que o gengibre ajuda a acelerar a queima calórica em 20%.

2. Chá verde - A bebida do momento é tida como campeã entre os termogênicos. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue - o que ajuda a diminuir a compulsão por doces - e inibem a ação da amilase, a enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal. O médico Sérgio Puppin, do Rio de Janeiro, recomenda 1 xícara, cinco a dez minutos antes das refeições.

3. Xantinas - Fazem parte desse grupo substâncias como a cafeína, a teofilina e a teobromina, presentes principalmente no café, em vários tipos de chá, inclusive o mate, no chocolate e em bebidas à base de cola. Age diretamente no sistema nervoso central, acelerando o metabolismo.

4. Ácido acético - Disponível no vinagre, melhora a ação da insulina no organismo. Quando os receptores desse hormônio não trabalham de maneira eficiente, a glicose se acumula no sangue e o excesso, além de gerar outras complicações, leva ao acúmulo de gordura. Os especialistas recomendam o de maçã.

5. Ácido láurico e lauricina - Aparecem sobretudo no óleo de coco. Além de ajudar o bom funcionamento da tireóide, elevando a temperatura corporal, auxilia na diminuição do colesterol e no combate a inúmeras infecções.

O cardiologista Sérgio Puppin inclui na lista itens para os quais muitos especialistas torcem o nariz: carne vermelha e leite integral. Com moderação e sem toda aquela gordura visível, evidentemente. Isso porque, segundo ele, esses alimentos são ricos em óleo linoléico conjugado, obtido a partir da fermentação de bactérias no intestino dos ruminantes. "Pesquisas realizadas na Suécia mostram que homens obesos tratados ao longo de um mês com a substância, e sem dieta específica, tiveram sua circunferência abdominal reduzida em 1,4 centímetro", diz.

Ainda segundo ele, estudos realizados na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, demonstram que os ácidos graxos ômega-3, presentes nos peixes de águas frias, como o atum, o bacalhau, a sardinha, o salmão, a cavala e o arenque, além das sementes de linhaça, do abacate e do óleo de prímula, também têm esse poder. Para assegurar os benefícios, diz Puppin, cada refeição deve reunir de três a quatro termogênicos. E devem ser revezados a cada dois meses, já que o organismo cria resistência a eles.

E para dar uma forcinha, o especialista sugere um prato termogênico. "Peito de frango, pescado ou qualquer outra carne grelhada em óleo de coco natural - não hidrogenada - acompanhada de uma boa salada com verduras, tomate ou pepino, temperada com gengibre e vinagre de maçã. Aipo, brócolis, couve e couve-flor, couve-de- bruxelas e salsa também são aliados." 

Dicas para acelerar seu metabolismo

Faça cinco ou seis pequenas refeições ao longo do dia. Toda vez que você come, o corpo gasta calorias extras para digerir e metabolizar os alimentos ingeridos. E como sabe que vai receber o combustível necessário na hora e na medida certa, não tem motivos para estocá-lo em forma de gordura.

Conheça outros segredos revelados pela nutróloga Tamara Mazaracki:

>>No café da manhã, prefira uma xícara de chá verde. E lá pelas 10 horas, tome um copo de chá mate.
>>Ponha vinagre de maçã na salada, capriche no alho ao temperar e, quando o prato estiver pronto, pingue gotas molho tabasco.
>>Um pedaço de coco no lanche da tarde é sempre bem-vindo. Não esqueça do cafezinho no intervalo entre as refeições e da canela na sobremesa.
>>Acrescente 1 colher (de café) de guaraná em pó em qualquer item do seu café da manhã.




Nenhum comentário: