quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Resgate sua relação com a comida

“A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor…”
Trecho da música "Comida" - Titãs


Um estudo feito pelo Scripps Research Institute, da Flórida, comprovou que a compulsão por comidas gordurosas age no cérebro como a compulsão por cocaína ou heroína. Além de difícil tratamento, esse comportamento com a comida desativa no cérebro áreas ligadas à satisfação, ou seja, quanto mais se come, mais vontade dá de comer.
Os resultados o mundo vê na forma de obesidade que já virou epidemia. O mundo globalizado produz muito mais comida do que dá conta de comer e mesmo assim existem milhões de pessoas com fome e quase o dobro disso de gente precisando perder peso. Não parece maluca essa relação com a comida?

Volta ao passado

O homem moderno precisa resgatar sua relação com a comida. Nas décadas passadas, as famílias se reuniam à mesa para fazer as refeições e ali muita coisa acontecia - havia um congraçamento, um clima de interação que tornava a refeição muito mais que um simples ato de comer. Isso, que a vida moderna retirou do dia a dia da maioria das pessoas, precisa ser resgatado. Além disso, é preciso entender que deve existir um clima especial em volta da mesa para a comida ser de fato saudável.  
Ao se juntar para comer, devemos instalar um clima de harmonia. Se ao invés disso, houver gritaria, cobranças e clima de discórdia, vamos vincular essas emoções à nossa relação com a comida.
Não podemos nos esquecer que alimentar-se envolve os cinco sentidos e tudo interage com as emoções.
O conforto relacionado ao alimento começa cedo: repare que os bebês choram mesmo tendo mamado há pouco tempo e ficam calmos ao voltarem para o seio da mãe, pois buscam a sensação de segurança e carinho. Assim, o alimento passa a reduzir (pelo menos em curto prazo) a ansiedade. Já na idade adulta, esta "compensação" leva muitas pessoas a buscarem no que consomem uma forma de atenuar suas emoções negativas.

Cardápio das Emoções

Alguns alimentos realmente são capazes de nos ajudar a manter em dia as emoções. Veja abaixo estes exemplos:


Contra o nervosismo:
Aumente o consumo de:
* Aveia
* Nozes
* Alface
* Maracujá
* Abacate
Diminua o consumo de:
* Açúcar branco
* Bebidas alcoólicas
* Refrigerante;
* Café

Contra a depressão:
Aumente o consumo de:
* Aveia
* Grão de Bico
* Nozes
* Amêndoas
* Laranja
* Tangerina
* Abacate
* Castanha do Pará
* Pinhão

* Banana
Diminua o consumo de:
* Gorduras saturadas
* Corantes artificiais
* Aspartame
* Açúcar branco
* Bebidas alcoólicas
* Refrigerante;
* Carne
* Guloseimas
* Café


Nenhum comentário: