quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Você sabe usar os chás a favor da dieta?

Fonte: Guia da Dieta

Entenda como a bebida pode ajudar no emagrecimento


Muitos chás são conhecidos por seus efeitos calmantes e suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, digestivas e até podem favorecer o emagrecimento. "Para sentir os efeitos dos chás, o ideal é consumir cerca de quatro xícaras por dia, e mesmo as doses acima dessa recomendação não possuem efeitos colaterais conhecidos", diz a nutricionista Renata Fidelis, do Spa Sorocaba, que alerta apenas para exagero no consumo de chás ricos em cafeína (como o chá verde e o chá mate). Eles também são muito famosos por dar uma boa ajuda na dieta, ajudando na perda de peso.

Os chás são capazes de diminuir o inchaço?

"A presença da cafeína em alguns chás faz com que a pessoa sinta vontade de urinar com mais frequência, ajudando a eliminar o excesso de líquido e toxinas, reduzindo o inchaço e limpando o organismo", diz a nutricionista Selma Lopes, da Amil, em São Paulo. Os chás mais recomendados para essa finalidade são chá branco, chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão.

Os chás ajudam a matar aquela fome entre as refeições?

Os chás são fontes de fibras e carboidratos complexos, capazes de manter os níveis de glicemia estáveis, adiando a fome. "E a maior vantagem dessa bebida é que, sem açúcar, ela possui apenas duas calorias, podendo ser consumida sem culpa quando a fome chegar antes do horário do lanche", diz a nutricionista Selma. Segundo a nutricionista, vale também consumir o chá na própria hora do lanchinho, acompanhado ou não de algum alimento, como pão integral ou biscoitos salgados.

Eles podem ajudar a controlar a compulsão alimentar?

Alguns chás são ricos em propriedades calmantes, tornando-se ótimo aliados quando o assunto é domar as emoções favoráveis aos ataques de gula. Chás como os de camomila, melissa e maracujá ajudam a tranquilizar o sistema nervoso. "Essas ervas controlam a ansiedade, e consequentemente ajudam a evitar o consumo de alimentos em quantidades acima do que a fome está pedindo", afirma Selma Lopes.

Quais são os chás que ajudam na digestão?

Alguns tipos de chás, como hortelã, boldo do Chile, sálvia, erva doce e hibisco, possuem propriedade que ajudam na digestão. "Eles possuem vitaminas do complexo B, cálcio e potássio que auxiliam no aumento da secreção dos sucos digestivos e nas contrações musculares do intestino", diz Renata Fidelis. Outro benefício desses chás é o alívio da prisão de ventre.

Os chás em lata ou tipo longa vida apresentam os mesmos benefícios do chá comum?

De acordo com a nutricionista Renata, chás comprados prontos para consumo não apresentam as mesmas propriedades que o chá natural, preparado na hora, portanto os benefícios são reduzidos. Porém, a bebida é rica em água, contribuindo para aumentar a ingestão de líquidos ao longo do dia. "Para aproveitar os efeitos que os chás oferecem, é necessário consumir a versão natural, feita em casa", diz.

Alguns chás podem queimar gorduras?

Alguns chás, como o chá verde, chá mate e chás de laranja amarga, carqueja, graviola e alcachofra, possuem características de aceleração metabólica, que aumentam o gasto de energia e podem favorecer a queima de gorduras. "No entanto, apenas a ingestão de chás não é suficiente para queimar gorduras, sendo necessário combiná-la com dieta e exercícios", dia a nutricionista Selma. A recomendação diária, nesse caso, varia de cinco xícaras a um litro por, no mínimo, três meses seguidos.

Os chás laxativos podem ser usados por qualquer pessoa?

Segundo a nutricionista Selma Lopes, chás laxantes, como sene e jalapa, não são indicados para uso frequente, pois podem alterar a funcionamento do intestino, causando anemia, dependência e prejuízos no sistema imunológico, na produção de neurotransmissores e na absorção de nutrientes. "O uso desses chás sem orientação médica também provoca o desequilíbrio da flora bacteriana no intestino, reduzindo ainda mais a sua capacidade", diz a nutricionista.

Eu posso substituir uma das refeições do dia por chá? 

 "O corpo precisa de nutrientes diariamente, portanto, não adianta reduzir o consumo alimentar pensando somente nas calorias ingeridas", diz a nutricionista Selma. Apesar de o chá ser pouco calórica e proporcionar diversos benefícios à saúde, ele não possui todos os nutrientes necessários em uma refeição, como vitaminas e sais minerais. "Os únicos resultados que se obtêm substituindo uma refeição principal por chás são deficiência de nutrientes, dores de cabeça, indisposição e falta de energia."





Nenhum comentário: