sexta-feira, 5 de julho de 2013

Borragem: seja feliz sem TPM

Fonte: Bons Fluidos Especial

Aliada contra a TPM, a borragem tem efeitos que equilibram os hormônios e, lógico, garantem o bom humor nos dias que antecedem a menstruação. O nome usado para ela na Antiguidade revela a sua missão entre as mulheres: "euphrosinum", que significa "ser feliz"!


Borago officinalis Borage
Gregos, celtas e romanos, desde tempos muito antigos, já tinham o domínio do uso das flores e folhas da borragem (Borago officinalis) para fazer chás e unguentos que serviam como um verdadeiro bálsamo. as propriedades da planta não mudaram com o tempo e ela continua eficiente como diurética, anti-inflamatória e expectorante, além de ajudar na circulação sanguínea. Há algumas décadas, o óleo da planta começo a ser usado para mais uma função: atenuar o mau humor, a retenção de líquidos e outros desconfortos da tensão pré-menstrual (TPM). Isso fez dela uma dos remédios naturais preferidos pelas mulheres.

Esse poder sobre os humores femininos se encontra no óleo essencial extraído das sementes e do qual são feitas as cápsulas.  Elas são ricas em ácido gamalinolênico (o GLA) e ácido linolênico, substâncias fundamentais para o equilíbrio hormonal, normalmente produzidas pelo organismo. Só que na fase pré-menstrual, em algumas mulheres esse processo diminui muito e não conta de fazer sua tarefa. Além disso, o GLA regula uma molécula importante para o sistema hormonal, a prostaglandina PGE1, cuja falta pode causar cólicas, dores de cabeça, sensibilidade nas mamas e outros sintomas da TPM. Segundo os pesquisadores, o óleo da borragem vai na raiz do problema e mantém os níveis desses componentes.

Os principais tratados de fitoterapia sempre incluem trabalhos científicos sobre a atuação do óleo de borragem no tratamento da TPM e diversos médicos já comprovaram e divulgaram que suas pacientes obtiveram melhora dessa síndrome com o uso das cápsulas. Claro que uma orientação médica nunca deve ser dispensada.

A borragem faz bem para as mulheres que a consomem e para todos à sua volta: com os hormônios em dia, o humor flutua menos, a irritação vai embora e não dá o tom na relação com o parceiro, com a família e com os colegas de trabalho. Que alívio!





Nenhum comentário: