segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Goji berry é o superalimento da vez; veja receitas com a fruta

Fonte: Portal UOL

  • Cada 100 gramas, ou uma xícara de chá da versão seca, contém 2500 miligramas de vitamina C
    Cada 100 gramas, ou uma xícara de chá da versão seca, contém 2500 miligramas de vitamina C
O goji berry vem do sul da Ásia e até pouco tempo era desconhecido no Brasil. Porém, pouco a pouco, o alimento vem atraindo o interesse dos adeptos da alimentação saudável. Não é para menos: esta superfruta é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos insaturados e, além de tudo isso, como as demais frutas vermelhas, é antioxidante. Sem contar que é pouco calórica, ajuda a dar energia e melhora o metabolismo.
Cada 100 gramas, ou uma xícara de chá, da versão seca do goji berry contém 2500 miligramas de vitamina C, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, a fruta também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.
Graças às suas propriedades antioxidantes, a fruta atua como agente na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, distúrbios da visão, do sistema neurológico e imunológico, além de possuir propriedade anticancerígena e antienvelhecimento.
"Goji berry  faz parte da  alimentação dos povos asiáticos que a consideram uma planta medicinal, em função da sua composição riquíssima em antioxidantes", afirma a nutricionista esportiva e ortomolecular Luciana Harfenist.
O nutricionista clínico e funcional, Fábio Bicalho conta que o alimento tem aparência de um pequeno tomate-morango, de cor vermelha viva. "Segundo a tradição tibetana é extremamente sensível e delicado".
Uma pesquisa publicada no Journal of Alternative and Complementary Medicine, em 2008, comprovou que o consumo regular da fruta asiática resulta no aumento no nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, facilidade de despertar e a capacidade de se concentrar em atividades. Além disso, pode ajudar na redução da fadiga e do estresse.
Bicalho acrescenta outros benefícios: "A fruta fortifica e mantém o sistema imune saudável, combate a inflamação e a artrite, reduz e modula o colesterol, regula a pressão arterial, reduz os níveis de glicose no plasma. Além disso, acelera o metabolismo ajudando na perda de peso e,assim, evitando a formação de celulite".
Já Harfenist lembra que a frutinha também combate o câncer de pele em função dos carotenóides e contém nutrientes importantes que produzem uma desintoxicação hepática.
A fruta pode ser achada in natura, seca e em forma de cápsulas. 
Receitas com Goji Berry
Mix de castanhas e frutas secas com goji berry:Selecione: 2 damascos, 2 unidades de castanhas-do-pará, 2 de caju e 2 amêndoas. Adicione uma colher de sopa rasa de goji berry e sirva com iogurte desnatado.Receita: nutricionista clínico e funcional Fábio Bicalho 
Suco de frutas com goji berry -
Ingredientes: 2 tangerinas ou laranjas, 1 colher de chá de gengibre, 1 colher de sopa de bagas de goji berry seco, 1 colher de chá de açúcar mascavo (opcional).
Modo de preparo: bata todos os ingredientes em 250ml de água natural e adicione gelo a gosto. Sirva em seguida.Receita: nutricionista clínico e funcional Fábio Bicalho
Compota de goji berry e amoras -
Ingredientes: 200 g de goji berries, 200 g de amoras, 300 g de açúcar mascavo, duas unidades pequenas canela pau.
Modo de preparo: hidrate as goji berries com um pouco de água durante 30 minutos. Lave bem as amoras, e reserve. Leve ao fogo brando as amoras e as goji berries, junto com o açúcar e a canela em uma panela com fundo triplo Deixe ferver até dar o ponto de compota, espere esfriar e sirva com iogurtes, torradas crepes.Receita: nutricionista Luciana Harfenist 
Torta rústica de maçã com goji berry e nozes -
Ingredientes: 2 copos de nozes picadas sem esfarelar, 3 maçãs grandes picadas sem casca, meia xícara de goji berry picadas ao meio e hidratadas com água por 30 minutos, 1 copo de farinha de trigo ou sem glúten, 1 copo quase cheio de adoçante para forno e fogão (Diabético) ou a mesma quantidade de açúcar mascavo ou orgânico, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 4 ovos orgânicos inteiros, 2 dedos de 1 copo de requeijão de óleo de avelã extravirgem, 1 colher de chá de canela em pó.
Modo de preparo: misture com uma colher de pau os ovos, a farinha, o adoçante ou açúcar, depois de bem misturados acrescente o bicarbonato e, por último, as maçãs picadas, as nozes e o goji berry. Envolva-os delicadamente com o restante da mistura. Unte uma forma com óleo e farinha, leve para assar até perceber que o bolo cresceu e o palito sair seco. Rende: 12 porções ? Calorias 250 a 280, conforme a safra das frutas. Receita rica em ácido graxos poli-insaturados, Omega 3, selênio, carotenoides e antioxidantes. Uma ótima opção pare o lanche da tarde. Receita: nutricionista Luciana Harfenist 

Nenhum comentário: