segunda-feira, 2 de junho de 2014

Orégano: essa erva era a "alegria da montanha" dos gregos

O orégano (Origanum vulgaris), aquela erva aromática infalível nas pizzas, é considerada um tônico para o aparelho digestivo, pois seu forte e inconfundível aroma, o sabor amarguinho e picante resultam do seu óleo essencial, composto por cervacol, cimeno, linalol e tanino que garantem as propriedades digestivas. A erva também é usada em infusão para tratar problemas como tosse, bronquite e cólicas intestinais.

Estas propriedades eram bem conhecidas pelo antigo povo romano, que difundiu o uso do orégano por todo o seu império. Tanto isso é verdade, que hoje ele é um dos temperos mais adicionados em pratos típicos da cozinha italiana, como molhos de tomate, berinjela à parmegiana, massas e, é claro, pizzas. 

Na Grécia Antiga, esta erva também era valorizada. A palavra orégano (de Origanum) tem origem grega e significa “alegria da montanha”. Para os gregos, a erva tinha o poder mágico de trazer felicidade.

Cultive o seu! A www.lojadojardim.com tem à disposição o Kit Cultivar em Casa - Orégano - completinho, pra você ter esta erva sempre por perto!


Nenhum comentário: