quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Capelinha de Melão, é de São João, é de cravo, é de rosa, é de manjericão...

E é justamente do famoso manjericão que vamos falar aqui....

Na obra Ricardo II, de William Shakespeare, Lady Ana responde aos elogios de Ricardo em referência aos seus belos olhos com a seguinte frase: "Fossem eles os do Basilisco, para te ferir de morte!".
O Basilisco é uma criatura da mitologia grega, semelhante a uma mistura de galo e serpente, capaz de matar em segundos aquele que olhasse em seus olhos. Dizem, também, que o nome científico do manjericão - Ocimum basilicum - originou-se justamente pelo fato desta erva ser o único antídoto capaz de neutralizar o veneno poderoso do Basilisco.   

O manjericão (Ocimum basilicum) é usado desde a antiguidade pelos povos indianos, gregos, egípcios e romanos. Seu uso transcendia à culinária, sendo considerado até sagrado para alguns povos, onde era aplicado em rituais religiosos. 
As folhas do manjericão apresentam sabor e aroma doce e picante característico. Elas são utilizadas secas ou frescas na preparação de diversos pratos quentes ou frios, principalmente na culinária italiana, dando sabor e aroma a pestos e molhos. 

O manjericão faz par perfeito com ingredientes como tomate, azeite, limão, carne vermelha, massas e queijos. As folhas, muito delicadas, devem ser acrescentadas ao prato cozido apenas no final do preparo. Na medicina popular suas folhas são usadas como suave sedativo para tratar de enjôos, vômitos e dores de estômago. Em uso externo, as folhas são usadas para tratar problemas de pele. É, também, um ótimo repelente natural de insetos.

E se você gosta de plantar suas próprias ervas para usar na cozinha, na www.lojadojardim.com tem uma nova variedade de manjericão - é o Manjericão Menta - além das já conhecidas propriedades do manjericão, você vai se surpreender com um toque a mais: sabor e aroma de menta. Além disso, as folhas são grandes e generosas, apresentando uma tonalidade verde-brilhante.

O kit vem com uma charmosa cestinha que vai decorar sua cozinha e ainda pode ser pendurada pela alça, ficando sempre à mão na hora que precisar de sua erva especial.


O kit contém:
01 cestinha plática decorativa 
01 vaso plástico 
01 mantinha de drenagem
01 substrato pronto para o plantio das sementes
01 envelope de sementes de Manjerião Menta


Nenhum comentário: