quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Batata Yacon: um presente para os diabéticos

Fonte: Dra. Fernanda Granja - Nutricionista Funcional

Saiba porque  a Batata Yacón é um ótimo alimento para os diabéticos, meninas com SOP (sindrome dos ovários policísticos), e para aqueles com hipoglicemia reativa. Além de outros benefícios....


O principal nutriente encontrado na batata yacon é o frutooligossacarídeo, que é um tipo de carboidrato, que funciona como um prebiótico intestinal. O mineral mais abundante é o potássio, e em menores quantidades são encontrados cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre. E por último, não existe grande quantidade de lipídios.

O número de estudos ainda é pequeno, mas o que já ficou comprovado é que esse tubérculo é rico em um tipo de carboidrato que não é facilmente digerível pelo intestino humano. Essa qualidade faz com que o intestino funcione melhor, prevenindo várias doenças intestinais e faz com que haja menor absorção de carboidratos/glicose pelo organismo, não permitindo a elevação da glicemia sanguínea, ajudando no tratamento e na prevenção de diabetes.

Boa para o intestino
A yacón apresenta fibras alimentares solúveis e prebióticos, pois é um alimento de baixa digestibilidade e assim sendo estimula o crescimento e atividade das bactérias intestinais. Suas propriedades benéficas são a diminuição da síntese de carcinógenos, diminuição do risco de câncer de cólon e de infecções bacterianas, além de prevenir e tratar diarréias, já que os produtos da fermentação agem suprimindo a atividade de outras bactérias, como Escherichia coli, Streptococcus fecalis e Proteus, além de atuar também no aumento do bolo fecal no intestino delgado e com a diminuição do pH local, pode favorecer o aumento da absorção de minerais, prevenindo osteoporose, inchaço, câimbras e por fim, prevenindo a hipertensão arterial.

Diferenças 
A batata yacón é menos calórica que a batata inglesa, pois é composta por inulina ao invés de amido, e apresenta valor calórico reduzido comparada ao amido. A yacón apresenta baixas quantidades de proteínas, e lipídeos, e o potássio é o mineral mais abundante como na batata inglesa. A yacón melhora a absorção de outros minerais no intestino, por ter baixa digestibilidade e fermentar mais. 

Específica para Diabéticos
Estudos têm demonstrado que após o consumo dessa batata há uma diminuição nos níveis de açúcar do sangue. Isso acontece porque diferente da maioria dos tubérculos, a yacón é composta principalmente por inulina ao invés do amido, e este carboidrato realmente diminui os níveis de glicemia e de insulina no sangue. As folhas da batata também têm efeito hipoglicemiante, por ser rica em fibras.

Emagrecimento
Por apresentar esse tipo de carboidrato de baixa digestibilidade, essa batata acaba sendo um alimento menos calórico, e assim sendo, contribui para a manutenção ou perda de peso dentro de uma dieta equilibrada. E suas fibras também ajudam na sensação de saciedade.


Síndrome do Ovário Policístico 
É uma síndrome causada pela resistência à insulina, que ocorre muitas vezes alimentação incorreta, estresse, aumento da inflamação no nosso corpo, poluentes, obesidade e sedentarismo.
Dentre os sintomas desta síndrome estão o aumento dos pêlos, ganho de peso principalmente no quadril e barriga, dificuldade em emagrecer, queda de cabelo, acne no queixo e  pescoço e até infertilidade. Há risco de aparecimento de diabetes e aumento do colesterol no sangue.
Muitos alimentos ajudam a melhorar o quadro e alguns hábitos também. Para melhorar a resistência insulínica é preciso praticar atividade física principalmente aeróbica, beber bastante água, adotar bons hábitos alimentares e reduzir o estresse.
Os alimentos benéficos são aqueles ricos em minerais como zinco, magnésio, e cromo, além das fontes de fibras e os que possuem carga glicêmica baixa. Eles ajudam a melhorar a resistência, equilibram a concentração de glicose no sangue e  aumentam a saciedade. Como um ótimo exemplo, temos a batata Yacón.






Nenhum comentário: